segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Três dicas de gentileza




DÊ UM CRÉDITO
Caso se depare com uma situação em que alguém é grosseiro com você, do nada, sem motivos. Dê um crédito a ela e tente compreender. Pense: bem, hoje não deve ser o melhor dos dias para ela, então, vou deixar passar, vou relevar! E assim, certamente estará praticando a gentileza e evitando que uma simples faísca se transforme em um incêndio, preservando o ambiente.

ESCUTE MELHOR
Ouvir com o coração aberto e a intenção real de solucionar o problema que alguém lhe traga. Afinal, só quando compreendemos o que o outro está pensando e sentindo é que podemos tomar uma atitude mais certeira para ajuda-lo. Note que estou sugerindo que você escute ‘melhor’ e não escute ‘mais’. O que conta é a qualidade da escuta!  Escutar com atenção é muito bom, mas existe uma qualidade de escuta ainda melhor. É a empática. Aquela em que você consegue se colocar no lugar do outro enquanto ele vai falando sobre o que pensa, sente e quer. Esta sim, faz com que a pessoa se sinta acolhida e compreendida.

PESSOAS GENTIS TAMBÉM DIZEM “NÃO”.
Pessoas gentis sabem reconhecer seus próprios limites e respeitar o outro tanto quanto a si mesmo. E isso significa que, muitas vezes, terá de negar um pedido do outro, para que esteja sendo coerente consigo mesmo, com seus compromissos e até com seus valores. Pessoas que não sabem dizer “não” certamente apresentam uma questão mal resolvida com sua autoestima. Usam o “sim” para, talvez inconscientemente, conseguir a aprovação ou o amor do outro. Saber dizer “não” quando necessário é sinal de maturidade e equilíbrio, e também faz parte da gentileza, porque faz parte do respeito a verdade e confiança na relação.

Por Rosana Braga
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário