quinta-feira, 5 de abril de 2012

O egoísmo e o amor



Não se pode fazer outra pessoa feliz. Pode-se, sim, colaborar com ela na construção de sua própria felicidade. Não se dá o que é inalienável, inseparável, intransferível. Como posso dar aquilo que eu não possuo? Não possuo a felicidade, sou possuído por ela, e isso acontece quando cuido do ninho onde ela se acomoda. Esse ninho sou eu. E não há quem possa construí-lo por mim; mas sei que quando ele é aconchegante e espaçoso o suficiente, acolhe alguém mais, que é atraído por seu conforto. Então, posso compartilhar com o outro não a felicidade, mas o ninho que a atraiu, eu mesmo...

Então, se você quer fazer outras pessoas alegres, seja alegre! Quer cuidar dos outros, então cuide de você.

Estar ‘cada um na sua’ não significa ignorar o semelhante, olhar apenas para o próprio umbigo, ser egoísta... ‘Estar na sua’ significa desobrigar o outro da preocupação com você, devolver ao coletivo a energia que seria gasta para que você fosse cuidado.

Essa energia, quanto mais coletiva, mais cria a força que une as pessoas. O que, é claro, aumenta a possibilidade de um cuidar do outro, quando isso realmente for necessário.

A melhor sensação não é de ser cuidado, e sim de perceber que você pode sr cuidado se for preciso. E é essa segurança que nos faz viver melhor, de maneira mais humana e amorosa.

(Por Eugênio Mussak – Uma coisa de cada vez – atitudes para viver melhor – 

Criar, inovar, crescer e vencer



Algumas coisas precisam ser feitas melhor do que já foram feitas antes. Algumas simplesmente precisam ser feitas. Outras não precisam, absolutamente ser feitas. Saiba qual é qual.
Faça com que seu aperto de mão seja um compromisso tão forte quanto um compromisso assinado. Gaste seu tempo e energia criando, e não criticando. Não adie pôr em prática uma boa idéia. É muito provável que outra pessoa esteja pensando a mesma coisa. O sucesso é de quem age primeiro.

Lembre-se: você foi feito para o sucesso e jamais se sentirá bem enquanto não o alcançar. Para atingir o sucesso você precisa sonhar grande, pensar grande, ter metas audaciosas e convicção em tudo o que faz.

Acredite: você não é menos que ninguém. Por isso, pare de pensar em coisas negativas. Seja uma pessoa positiva e otimista.
E não esqueça: as dificuldades são iguais para todos e alguém sempre vai vencer; por isso, você deve sempre pensar e querer estar entre os vencedores. O sucesso nasce na mente. Pense e faça sucesso!

(texto de Narciso L. M. Machado, no livro "Exploda a crise")

FRASE MUSICAL


"Quero ficar no teu corpo feito tatuagem, que é pra te dar coragem pra seguir viagem quando a noite vem..." . 
(Chico Buarque / Rui Guerra)

Caridade



A caridade começa em casa. Todos precisamos ter bons votos, perdão e misericórdia por aqueles que vivem conosco. Se não for assim apenas uma pessoa zangada e mal humorada pode transformar a casa num verdadeiro campo de batalha, atingindo desnecessariamente a todos. Mas, quando há caridade – ou bons votos, perdão e misericórdia, o lar se transforma num oásis de paz. E a partir daí, se espalha automaticamente pela vizinhança, levando benefícios a muita gente. É assim que se consegue a transformação do mundo. E tudo começa em casa!

Renúncia



Renunciar não é abdicar da casa, do carro, da família, do trabalho, do mundo. Não é optar por uma vida de eremita. O verdadeiro significado da renúncia é abandonar aqueles padrões de pensamentos e aquelas atitudes que só causam sofrimento; é detectar os pontos fragilizados e – com determinações – desligar-se definitivamente deles. Renúncia não é perda; é aquisição. Porque, quando você consegue se livrar do peso da tristeza, cria espaço interior para uma vida plena.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO