sábado, 21 de agosto de 2010

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PALAVRA-CHAVE



AÇÃO


TOQUE
 “A vida pede uma contribuição de cada indivíduo e depende de cada um descobrir qual deve ser a sua”.
(Viktor Frankl)

 “Homem absurdo é aquele que não muda”.
(Auguste Barthelemy)

  “Em caminho longo, passo curto”.

(Jean Racine)

TEXTOS ATITUDE


‘Viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce’.

Ouvindo essa frase imaginei qualquer pessoa nessa acrobacia que crianças fazem ou tentam fazer: escalar aqueles degraus que nos puxam inexoravelmente para baixo. Perigo, loucura, inocência, ou boa metáfora do que fazermos diariamente.

Poucas vezes me deram um símbolo tão adequado para a vida, sobretudo naqueles períodos difíceis em que até pensar em sair da cama dá vontade de desistir. Tudo o que a gente queria era cobrir a cabeça e dormir, sem pensar em nada, fingindo que não estmos nem aí...

Só que acomodar-se é abrir a porta para tudo isso que nos faz cúmplices do negativo. Descansaremos, sim, mas tornando-nos filhos do tédio...
E o desperdício de nossa vida, talentos e oportunidades é o único débito que no final não se poderá saldar: estaremos no arquivo morto.
Não que a gente não tenha vontade ou motivos para desistir: corrupção, violência, drogas, doenças, problemas no emprego, dramas na família... tudo isso nos sufoca. Sobretudo se pertencemos ao grupo cujo lema é: pensar, nem pensar... e a vida que se lixe.

A escada rolante nos chama para o fundo: não dou mais um passo, não luto, não me sacrifico mais. Pra que mudar, se a maior parte das pessoas nem pensa nisso e vive do mesmo jeito...

Mesmo que pareça quase uma condenação, a idéia de que viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce é que nos permite sentir que afinal não somos assim tão insignificantes e tão incapazes...

Então, vamos à escada rolante: aqui e ali até conseguirmos saltar degraus de dois em dois, como quando éramos crianças e muito mais livres, mais ousados e mais interessantes.

E por que não? Na pior das hipóteses caímos, quebramos a cara e o coração, e podemos, ainda uma vez... recomeçar.

(por Lya Luft – Pensar é transgredir – Ed. Record)

FRASE MUSICAL


"Nada melhor do que não fazer nada, só pra deitar e rolar com você".
(Rita Lee / Roberto de Carvalho)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lenda Japonesa


Era uma vez um grande samurai que vivia perto de Tóquio. Mesmo idoso, se dedicava a ensinar a arte zen aos jovens.

Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar  qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali.  Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama. O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.
Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais.

Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.

No final do dia, sentindo-se já exausto e humilhado, o guerreiro retirou-se.
 E os alunos, surpresos, perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.

- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?
- A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos,
 continuam pertencendo a quem o carregava consigo.

A sua paz interior depende exclusivamente de você.
As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir...


Que nossas atitudes sejam sábias o bastante para que tornemos o mundo cada vez melhor!

Fonte primeiro Programa

Pesquisas Inusitadas


1º. Estudo comprova a fascinação das mulheres por roupas
Nem precisaria de uma pesquisa para compravar que as mulheres têm um verdadeiro fetiche por roupas, mas um estudo feito no Reino Unido constatou que elas provam mais de 21 mil peças de roupa ao longo da vida. Os pesquisadores entrevistaram 3.000 mulheres e confirmaram que 84% sai de casa apenas para olhar as vitrines, mas acaba sempre comprando alguma coisa.
2º. Superstições podem te ajudar a chegar ao sucesso
A Universidade de Colônia, na Alemanha, comprovou que acreditar em amuletos ou dizeres de sorte aumenta mesmo as chances de sucesso. No experimento, os cientistas colocaram os voluntários para jogar uma partida de golfe, e aqueles que acreditavam estar jogando com “bolas da sorte” se saíram 35% melhor. Isso porque a superstição faz o indivíduo ter mais confiança no próprio sucesso, o que melhora a dedicação.
3º. Ter filhos homens pode fazer mal à saúde
Pense bem antes de querer ter um menino, pois uma pesquisa feita por três universidades americanas concluiu que o nascimento de uma menina faz com que seus pais fumem e/ou bebam 14% menos. Segundo os pesquisadores, isso pode ter uma ligação com o fato de os meninos serem mais rebeldes e darem mais trabalho aos pais.
4º. Pessoas feias cometem mais crimes
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Colorado, em Denver, e da Universidade Estadual da Geórgia, em Atlanta (ambas nos EUA), analisou a propensão de jovens entre 18 a 26 anos de cometerem crimes como roubo e tráfico de drogas. A pesquisa constatou que as pessoas feias têm maior predisposição a desrespeitarem a lei. A explicação para tal fato é que a pessoas feias têm mais dificuldade de relacionamento e são mais rejeitadas durante os anos escolares, enquanto as bonitas têm maior facilidade em conseguir emprego e ganham salários mais altos.
5º. Comprovada a “luz no fim do túnel”
Um grupo de médicos da Universidade George Washington monitorou a atividade cerebral de 7 pacientes em estado terminal e ficou surpreso com uma descoberta que pode ser a explicação sobre as pessoas verem a luz no fim do túnel. Nos últimos 30 minutos de vida, o córtex cerebral, responsável pela consciência, disparava chegando a um nível muito alto antes de cessar de vez.
6º. Homens que dependem financeiramente das esposas traem mais
Novos estudos indicam que homens dependentes, em termos financeiros, de suas esposas são mais propensos a ter um caso extraconjugal do que aqueles que pagam a maior ou igual parte das contas da casa. O estudo analisou, no período de 2001 a 2007, casais heterossexuais com idades entre 18 e 28 anos.
7º. Generosidade é maior aos domingos
Dois economistas da Universidade de Regina, Canadá, fizeram um curioso teste para saber se a cara de um funcionário influencia na hora de as pessoas fazerem uma doação. Eles colocaram uma caixinha de doações em um balcão de supermercado e acabaram descobrindo uma outra variável que chamou mais atenção do que o estudo inicial: aos domingos, as doações foram 51% maiores do que nos outros dias.
8º. Carro preto atrai mais acidentes
Parece até superstição, mas dados estatísticos da Universidade de Monash, na Austrália, mostram que os veículos na cor preta sofrem em média 47% mais acidentes pelo simples fato de não se destacarem o suficiente no trânsito. Já as cores de veículos mais seguras são branco e amarelo.
9º. Nariz grande melhora a saúde
Cientistas da Universidade de lowa afirmam que ter o nariz grande evita a inalação de cerca de 7% menos poluentes e germes que causam doenças. O único incoveniente é ser chamado de nareba e outros apelidos carinhosos.
10º. Ter um cachorro aumenta as chances dos homens com as mulheres
O psicólogo francês Nicolas Guégen conduziu um curioso teste a fim de saber se os cachorros podem ajudar os homens na hora da paquera. Ele colocou um rapaz, primeiramente sozinho, para pedir o telefone de mulheres desconhecidas na rua. Das 120 mulheres abordadas, apenas 11 deram seus números.
Em seguida, o mesmo sujeito passeava com um cachorro ao lado, desta vez conseguindo 34 telefones ao abordar a mesma quantidade de mulheres, cerca de três vezes mais do que sozinho.
Fontes consultadas: Hypescience, Telegraph, Superinteressante, Daily Mail e R7

TEXTOS ATITUDE


Objetivos
O objetivo é aquilo que nos faz seguir adiante... Quando perdemos nosso momento e nossa direção,  estamos simplesmente perdidos! Você já notou que, em geral, o período em que ficou mais feliz foi no meio de um projeto, e não no fim? Já percebeu que assim que termina alguma coisa fica logo ansioso procurando outra? Pois então...
É próprio de nossa natureza ter objetivos. Não podemos viver sem eles, pelo menos, não por muito tempo. Por isso, se você não tem uma lista deles em mãos, está precisando de uma. O tipo de objetivo não é tão importante, desde que você tenha um!
Algumas pessoas conseguem adiar continuamente a realização daquilo que elas consideram que devem fazer na vida. Elas não têm certeza de que o objetivo que têm em mente é o mais perfeito para elas, por isso nunca fazem nada!... Vale lembrar que as pessoas bem sucedidas encaram uma escolha errada como uma valorosa experiência de aprendizado... Isso é o que chamamos de “precessão”, ou seja, o princípio que sempre nos assegura de que ganhamos muitas coisas além do próprio objetivo em si. De fato, o mais importante não é alcançar o objetivo, mas aprender e crescer ao longo do processo....
Se você decide que vai atravessar a Europa a pé, ou que vai ter uma Ferrari, ou se decide começar o seu próprio negócio, a coisa mais importante não é a caminhada, o carro ou o negócio – mas o tipo de pessoa que você precisa se tornar para atingir o seu objetivo. Enquanto persegue seus objetivos, você pode desenvolver mais coragem e determinação, refinar seus poderes de persuasão, aprender sobre disciplina pessoal, desenvolver sua resistência, adquirir mais autoconfiança, encontrar seu parceiro na vida, ou apreender a preencher um cheque...
Quando estamos elaborando um objetivo, é válido lembrar de como as coisas funcionam neste planeta. Nada por aqui percorre linhas restas; portanto, nenhum objetivo é alcançado sem reveses – os reveses fazem parte do plano das coisas... As pessoas bem sucedidas não são tão brilhantes, talentosas e únicas assim. Elas apenas têm um certo conhecimento sobre a maneira como as coisas funcionam e percebem que seu progresso pessoal se dá de acordo com os princípios que governam tudo em torno delas. Elas percebem que nós alcançamos nossos objetivos por meio da correção contínua. Nós nos desviamos do caminho, corrigimos o curso e voltamos para ele. Os navios fazem isso... Portanto, corrigir é a ordem.
(texto de Andrew Matthews no livro "Seja Feliz")

TOQUE


"Aja como se fosse impossível fracassar".
(Dorothea Brande)

FRASE MUSICAL

Divulgação/Arquivo


"Viver é bom nas curvas da estrada; solidão, que nada. Viver é bom, partida e chegada. Solidão, que nada...".
(Cazuza / George Israel / Nilo Roméro)


TOQUES
“A irmã da saúde é a alegria.”
(Alfred de Musset)

“Costumo voltar atrás, sim; não tenho compromisso com o erro.”
(Juscelino Kubitscheck)

“Em caminho longo, passo curto.”
(Jean Racine)
 Fonte Primeiro Programa
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO